6 dicas para dormir bem todos os dias

6 dicas para dormir bem todos os dias

Se você já teve uma noite mal dormida, certamente sabe o quanto ela impacta no dia seguinte. Por isso, é sempre interessante conhecer dicas para dormir bem e colocá-las em prática, caso a disciplina com os bons hábitos falhe. 

A Hibou, empresa do ramo de pesquisas, fez um levantamento com 5 mil brasileiros em 2020 e descobriu que 83% deles relataram não dormir bem. 

Afinal, como ter uma boa rotina de sono? Leia mais nos próximos parágrafos!

6 dicas para dormir bem todos os dias

Parece uma filosofia barata, mas a realidade é que sem o seu corpo você não faz nada. Ele é o meio com que você exerce suas atividades no espaço, então, depois de um dia cheio, é essencial deixá-lo descansar e ser recarregado.

Inclusive, se você se sente irritado, estressado e com baixa capacidade de concentração na maior parte do dia, seu problema pode ser a má qualidade do sono. 

Por isso, selecionamos, a seguir, as melhores dicas para você dormir bem. Mas saiba que, como qualquer outro hábito, elas devem ser praticadas intencionalmente todos os dias. Se necessário, espalhe lembretes pela casa para segui-las. 

  1. Não beba cafeína à noite

Café, energético, refrigerante e até chá-mate são estimulantes úteis para o dia a dia, mas prejudiciais para este momento de recarregar a energia. 

Se você quer tomar alguma bebida antes de dormir, troque os cafeinados pelo chá de camomila ou de erva-doce.

  1. Tenha uma rotina de atividade física regular

Pessoas condicionadas conseguem dormir mais rápido, relaxar e descansar melhor. Não é difícil entender isso, até porque quem gasta energia — seja correndo ou levantando peso na academia — cansa mais o corpo e, consequentemente, ele se entrega mais rápido ao sono. E mais: a prática de atividade física reduz a ansiedade, relação que, por sua vez, também facilita o sono.

Mas cuidado: se puder escolher, faça atividade física durante o dia, até mesmo para aproveitar o pico de cortisol. À noite, tente respeitar o ciclo circadiano e evite os exercícios físicos.

  1. Evite tomar bebidas alcoólicas próximo à hora de dormir

Essas bebidas até ajudam a relaxar e ter sono, todavia, elas podem provocar agitações, impedindo o descanso e gerando ‘microdespertares’, além das alterações respiratórias — o que é arriscado para quem vai passar as próximas 8 horas dormindo. 

Sem falar no seu efeito diurético: você vai acabar acordando só para fazer xixi. Dessa forma, evite o consumo de álcool até 6 horas antes de dormir.

  1. Escolha opções leves para a última refeição do dia

Comer ou beber demais tanto dificulta o sono quanto pode até causar pesadelos. O recomendável é parar de comer 2 a 3 horas antes de dormir. 

Além disso, faça substituições inteligentes: escolha alimentos que promovam a liberação de substâncias reguladoras do ritmo biológico, como a melatonina, a serotonina e o triptofano, encontradas na banana, abacaxi, abacate, castanhas, entre outros.

  1. Defina sua hora dormir 

Da mesma forma que repetimos atividades nos mesmos horários com as crianças e até com os nossos pets, para acostumá-los, também devemos seguir horários fixos para dormir — incluindo sábado e domingo. 

A propósito, nosso ‘relógio biológico’ existe e está localizado em uma parte do hipotálamo chamada Núcleo Supraquiasmático (NSQ). Essa estrutura recebe informações luminosas da retina e as envia para outras partes do cérebro, incluindo a glândula que libera o hormônio do sono. 

Enfim, o nosso metabolismo funciona melhor com uma rotina, então, a menos que você não esteja lidando com fusos horários, fixe seus horários de ir para a cama e levantar.

  1. Crie um ambiente escuro 

O NSQ precisa receber menos luz para estimular o hormônio do sono, a melatonina. Assim, da mesma forma que o sol se põe no fim da tarde, em torno das 18 às 19h comece a tentar deixar a casa mais escura e apropriada para uma boa noite de sono. O que inclui desligar a TV e parar de usar o celular também. 

Dessa maneira, com essas dicas para dormir bem, você não precisa passar o dia cansado devido às noites mal dormidas. Faça diferente da maioria e cuide do seu sono!Gostou das dicas? Então continue aprendendo com este vídeo sobre apneia do sono de um dos otorrinolaringologistas da Oto Grupo!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Pular para o conteúdo