Como evitar otite no inverno

Como evitar otite no inverno

Você já teve otite, nem que seja há muito tempo, na infância? É um problema de saúde relativamente comum, mas que carrega mais riscos de aparecer no inverno.

A infecção no ouvido, que torna a região inflamada, pode causar muito incômodo e preocupação se não for tratada e se complicar.

Em função disso, pensando nos seus cuidados com a audição, leia o texto completo e saiba como evitar as otites.

O que é otite e quais os seus tipos?

A otite é toda infecção no ouvido, causada por bactérias, fungos ou vírus. O contato das regiões desse órgão — na parte externa, média ou interna — provoca uma inflamação que causa dores intensas, sensação de ouvido entupido, febre, tontura e outros sintomas.

Otite externa

Mais frequente no verão, a otite externa pode acometer desde a entrada da orelha até o túnel que se liga ao ouvido médio. É também conhecida como “ouvido do nadador”, pois é o acúmulo de água que mais favorece a infecção.

Otite média

É uma infecção que acomete principalmente crianças e é nessa região intermediária do ouvido na qual se encontra o tímpano, que é uma estrutura vital para a função de ouvir. Além do contato com vírus ou bactérias, normalmente, está associada a alergias e outras doenças respiratórias do inverno.

Aguda

Otite marcada por dores muito fortes. Pode ocorrer também um acúmulo de pus e distensão do tímpano.

Aguda recorrente

É o quadro repetido, em que uma pessoa chega a ter mais de 4 infecções em um mesmo ano.

Secretora

Quando, junto aos sintomas, forma-se uma secreção que só é aliviada por meio da limpeza feita com otorrinolaringologista.

Crônica

É um quadro de otite que dura 3 meses ou mais — quando causado por alguma deformidade no ouvido ou por uma otite aguda mal resolvida.

Otite interna

É a mais incomum das otites e a mais grave também, pois afeta as estruturas mais internas do ouvido. Pode exigir internação hospitalar para cuidados médicos constantes.

Como evitar infecção no ouvido?

Agora que você conheceu os diferentes tipos de otites, das mais leves às mais graves, saiba como se proteger nesse período tão favorável às infecções do ouvido que é o inverno.

Mantenha as vias aéreas higienizadas nos resfriados ou gripes

Um dos mecanismos mais comuns das otites é a passagem da secreção acumulada nas vias aéreas para o ouvido.

Por isso, se você é do tipo que pega gripes no inverno ou tem crises de rinite, já tenha em mente que precisará limpar o nariz constantemente para não correr o risco de ter problemas também no ouvido.

Controle doenças pré-existentes

Rinites alérgicas e refluxos, por exemplo, são doenças que não costumam aparecer necessariamente no inverno. Por isso, cuide delas o quanto antes para que elas não favoreçam o aparecimento das otites nos períodos mais delicados para a saúde.

Alterações estruturais como desvio de septo nasal e hipertrofia de adenóides também devem ser bem acompanhadas para que se evite infecções no ouvido.

Atualize suas vacinas

Tome a vacina anual da gripe e, no caso das crianças, leve-as para serem vacinadas contra o pneumococo.

Para bebês de até 6 meses, lembre-se de que o aleitamento materno é fundamental para protegê-los dessas infecções como as que causam otites.

Evite a fumaça do cigarro

Além do prejuízo respiratório, para fumantes passivos, as toxinas da fumaça atingem a mucosa do ouvido e podem causar uma otite média.

Paralelo a isso, a substância prejudica o sistema imunológico e deixa o indivíduo mais vulnerável às infecções em geral.

Não se automedique

Muitas pessoas ainda têm o costume de pedir ‘dica de remédio’ aos balconistas das farmácias. Mas só um médico pode avaliar e prescrever a medicação correta.

Tomar qualquer medicação pode fazer a otite se agravar e até atingir o labirinto, uma estrutura ainda mais delicada do ouvido.

Consulte um otorrinolaringologista

Caso você tenha algum sintoma de otite, busque avaliação com um otorrinolaringologista o quanto antes — especialmente se ela não passar em 3 dias.

Não deixe de cuidar da sua saúde no inverno. Com essa estação, mais infecções podem surgir, porém, com bons hábitos, é possível evitar um episódio de otite ou outros desequilíbrios do sistema imune.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado! Aproveite e conheça nossas dicas também pelo Instagram e Facebook.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Pular para o conteúdo