Conheça 9 possíveis causas da rouquidão

Conheça 9 possíveis causas da rouquidão

Você conhece muitas pessoas que têm uma certa rouquidão ao falar?

A voz rouca pode ser passageira, principalmente nos resfriados, mas pode se tornar crônica, como no caso de quem tem o hábito de fumar ou sofre de refluxo gástrico.

Sendo assim, continue a leitura e conheça os principais fatores que levam à rouquidão.

O que é rouquidão e quais as suas possíveis causas

A rouquidão, também conhecida como disfonia, é a alteração na qualidade de voz, tornando-a mais áspera e com um tom diferente. 

No corpo humano, a voz vem da laringe — que é a região da garganta. O ar sai dos pulmões, passa pela laringe e, ao abrirmos a boca, emitimos os sons.

Cuidados como beber bastante água e evitar gritar são formas de prevenir a rouquidão. Mas há fatores particulares que podem levar a esse problema. Veja os principais:

Laringites

Na maioria dos casos, uma laringite aguda ou crônica é a causa da rouquidão.

Tanto um resfriado comum quanto uma doença respiratória podem provocar essa inflamação na garganta, resultando na voz mais rouca.

Além disso, o inverno, por si só, pelo ar mais seco e poluído, contrai os vasos sanguíneos, estreita a laringe, aperta as cordas vocais e pode provocar o desconforto.

Hábitos prejudiciais para a voz

A rouquidão também pode surgir se você passar por um período em que forçou muito a garganta, seja dando aulas ou indo a shows.

Assim, professores, cantores, juízes, repórteres e vendedores são os profissionais com maior risco à rouquidão.

Refluxos

Os dois principais tipos de refluxo, gastroesofágico e laringofaríngeo, podem favorecer a disfonia. Eles provocam uma laringite crônica pelo contato contínuo da garganta com o ácido estomacal.

Adicionalmente, a rouquidão costuma vir acompanhada de edema e pigarro.

Nódulos ou pólipos nas cordas vocais

Nódulos, pólipos ou calos são lesões benignas na região da garganta.

Eles se formam, geralmente, pelo uso excessivo da voz e deixam o paciente com a voz rouca e/ou sussurrada.

Efeitos colaterais de medicamentos

Medicamentos administrados de forma inalatória para quem possui doenças respiratórias crônicas, como o uso de corticoide inalatório, também podem desencadear a disfonia.

Fármacos anticolinérgicos, como os que são prescritos para incontinência urinária, também podem deixar os pacientes roucos devido ao espessamento da saliva e ressecamento da garganta.

Estresse e ansiedade

A rouquidão psicológica é aquela em que o estresse e a ansiedade geram muita tensão ou fadiga nas cordas vocais, alterando a voz e deixando o indivíduo rouco.

Transtornos de saúde mental, na verdade, podem gerar até mesmo a perda total da voz.

Tabagismo

De todos os fumantes que você provavelmente conhece, pelo menos um deles já tem a voz rouca, não é mesmo?

As toxinas do cigarro irritam a laringe, ressecam a mucosa e desencadeiam uma série de outras alterações que não são responsáveis só pela rouquidão, mas por quadros mais sérios como câncer de garganta.

Envelhecimento da voz

Assim como a pele, os cabelos e tudo o mais que faz parte do nosso corpo, a voz também pode envelhecer, a partir dos 65 anos. O termo técnico para isso é a presbiofonia.

A voz surge da vibração das pregas vocais, mas, com o passar dos anos, essas estruturas podem se endurecer, ter sua lubrificação reduzida etc. Como resultado, o som sai de maneira diferente.

Sequela de intubação orotraqueal

Situações de emergência (insuficiência respiratória, como as que podem ser causadas por Covid-19), cirurgias plásticas e outros procedimentos podem exigir a intubação.

Trata-se da colocação de um tubo na traqueia para que o ar passe e a respiração ocorra, de forma parcial ou total, com a ajuda de uma máquina, isto é, ventilador mecânico.

Bastam 7 dias de intubação para que a rouquidão surja como consequência, mas ela normalmente se cura em 2 a 3 dias.

Contudo, há casos em que a fraqueza da voz persiste.

Quando procurar um médico

Se a rouquidão persistir por mais de 3 semanas e não estiver associada a resfriado ou gripe, é aconselhável procurar atendimento médico.

Inclusive, se houver outros sintomas como tosse sanguinolenta, dificuldade para engolir e ou a sensação de um nódulo no pescoço, é altamente recomendável buscar essa avaliação.

Gostou de entender as possíveis causas da rouquidão? Consulte um especialista do Otogrupo e melhore a saúde da garganta.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Pular para o conteúdo