O que é sinusite crônica? Tem cura?

O que é sinusite crônica? Tem cura?

Os sintomas da sinusite crônica podem se confundir facilmente com resfriado ou gripe. São eles: secreção no nariz, perda de apetite, congestão nasal, entre outros incômodos.

Quando não tratada, esse tipo de sinusite pode causar complicações sérias, como infecções generalizadas no organismo.

Mas não é difícil evitar a sinusite. Alguns cuidados simples para evitar alérgenos e queda na imunidade são suficientes, geralmente. O que não é o caso de quem tem alguma alteração nas estruturas da face, como pólipos no nariz.

Veja, a seguir, as características da sinusite crônica e como ela pode ser tratada.

O que é sinusite crônica e quais os seus sintomas?

Sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face, que são cavidades por onde o ar passa. Esses espaços ainda não têm sua função totalmente compreendida, acredita-se que eles ajudam a reduzir o peso da cabeça, dar características à voz etc.

Em quase todos os casos, os seios ao redor do nariz também são atingidos pela inflamação, daí o termo rinossinusite e esse quadro geralmente passa em 7 a 10 dias.

Se não for bem resolvido em até 12 semanas, a sinusite é considerada crônica — o que acontece, com razoável frequência, por alterações estruturais na face do paciente, desvio de septo nasal etc.

Por isso, nesse cenário, é recomendada a cirurgia, para que o otorrinolaringologista corrija essas anormalidades, como a ampliação dos canais de drenagem da secreção, por exemplo.

Os sintomas gerais da sinusite são:

  • dor na região do seio nasal comprometido, que pode ser na parte frontal da cabeça, no maxilar, entre outros;
  • sensação de peso no rosto;
  • dificuldade de sentir cheiros;
  • secreção amarelada no nariz;
  • febre;
  • cansaço;
  • tosse;
  • dores musculares;
  • perda de apetite.

Qual a diferença entre a sinusite crônica e aguda?

Além da duração da inflamação das mucosas, há mais algumas diferenças entre esses dois tipos de sinusites.

No tipo crônica, pode não haver dor na face e febre. Além disso, a tosse piora à noite, pois, neste período, o paciente se deita e a secreção escorre para as vias aéreas.

Quem está com sinusite pode tomar vacina da gripe?

A vacina da gripe deve ser tomada, de preferência em maio, antes do inverno. O agente causador dessa infecção viral muda de forma constantemente, por isso é necessário tomar as doses da vacina todo ano.

Porém, não é recomendável tomar o imunizante quando se está com sinusite. Cada vacina nova desenvolvida pode provocar alguns efeitos indesejados e é importante que eles não sejam confundidos com os sintomas da sinusite.

O ideal é receber atendimento médico, previamente, para descartar a possibilidade de haver outras infecções acompanhadas da sinusite e receber a liberação para se vacinar, diretamente do especialista. 

O que fazer para aliviar a rinossinusite crônica?

Ao ter um resfriado ou processo alérgico, redobre os cuidados com a sinusite.

A propósito, se a causa dela for alérgica, há controle, que acontece ao romper o contato com o alérgeno — seja poeira, animal de estimação, fungo etc.

Algumas doenças de base também provocam a sinusite persistente, como asma e doenças autoimunes.

As medidas de alívio consistem em beber mais água, lavar o nariz, evitar poeira, fungos e outros alérgenos.

Mas se os sintomas não diminuírem, torna-se necessário ir ao médico, otorrinolaringologista ou clínico geral, para tomar as medicações corretas. O especialista em ouvido, nariz e garganta também deve investigar sinais estruturais e verificar a possível necessidade de cirurgia.

Como funciona o tratamento cirúrgico?

Depois de uma investigação aprofundada, o paciente pode ser indicado a uma sinusectomia — termo científico da cirurgia de sinusite.

O procedimento não é complexo, sendo a técnica videoendoscópica a mais utilizada. Nela, uma câmera é acoplada no endoscópio e ajuda o cirurgião a enxergar os seios da face, sem a necessidade de cortes externos.

Com isso, o profissional remove pólipos, alinha septo nasal, drena e aera os seios etc. Cada caso exigirá um procedimento diferente.

A sinusite crônica provoca sintomas repetidos, o que afeta intensamente a qualidade de vida dos pacientes. Mas a doença tem cura — tanto de forma conservadora, com o manejo das alergias e doenças de base, quanto por meio de procedimentos cirúrgicos.

Se você tem indicação para cirurgia de sinusite, encontre um cirurgião capacitado em uma das nossas unidades!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Pular para o conteúdo