Sinusite: o que é, o que fazer para melhorar e como tratar

Sinusite: o que é, o que fazer para melhorar e como tratar

O consumo de antibióticos é um dos meios de como tratar sinusite e ela é a 5ª causa mais comum do uso da droga.

Essa estatística, da Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, traz a importância de prevenir a sinusite, mesmo a bacteriana, e melhorar os seus sintomas naturalmente, quando causados por vírus ou alérgenos.

Assim, neste conteúdo, você verá o que a sinusite causa no organismo e como atenuar os sintomas em casa.

O que é e como tratar sinusite

A sinusite consiste na inflamação da mucosa dos seios faciais, ou seja, cavidades ósseas que formam as maçãs do rosto, os olhos e o nariz. Alguns dos seus sintomas são:

  • sensação de pressão no rosto;
  • nariz entupido;
  • febre;
  • tosse;
  • dores de cabeça.

Esses incômodos costumam durar de 3 a 5 dias, raramente atingindo 4 semanas. Ao passar disso, a sinusite é considerada crônica e, normalmente, o paciente pode não ter febre e dor na face, nesse caso.

As crianças são bastante afetadas pela sinusite, chegando a ter de 7 a 10 infecções no intervalo de um ano. Devido a isso, é pertinente estimular o bom funcionamento do seu sistema imune, com boa alimentação, prática de exercícios e vacinação correta. 

Em relação ao tratamento, o médico determinará quais medicamentos serão os mais adequados, a depender da causa da sinusite.

Quando o paciente tem um quadro crônico ou causado por fungos, pode haver a indicação de procedimento cirúrgico.

Na cirurgia, o especialista drena a secreção dos seios da face e higieniza-os, dando alívio e resolvendo o problema em definitivo — desde que se mantenha as medidas de controle ambiental.

Recomendações para o dia a dia

Conheça algumas dicas que auxiliam naturalmente no alívio da sinusite:

Beba mais água

Um organismo bem hidratado, quando sofre alergias, produz uma secreção menos viscosa e mais fácil de ser removida.

Além disso, beber bastante água ajuda na nutrição e oxigenação das células, previne a constipação intestinal, regula a temperatura corporal etc.

Lave o nariz com soro

A irrigação do soro nas narinas melhora a coriza, a congestão no nariz, a coceira na garganta e outros sintomas. Isso porque a solução reduz a viscosidade das secreções, diminui o inchaço e até mesmo remove, fisicamente, os alérgenos — tais como poeira e fungos.

Fortaleça a imunidade

A mera passagem para a estação mais fria do ano, predispõe intensamente às doenças respiratórias como sinusite. De um jeito ou de outro, um sistema imune fortalecido pode ajudar você a passar por esse momento de adoecimento mais facilmente.

Escolha alimentos ricos em vitaminas para comer no dia a dia, durma bem e pratique exercícios físicos.

Mantenha os ambientes livres de alérgenos

Poeira, fungos e ácaros não só causam sinusite, como rinite e outras doenças fúngicas mais sérias.

Portanto, tente deixar os ambientes sempre limpos e evite artigos com materiais que acumulam poeira, como pelúcias, carpetes e cortinas.

Use máscara

A Covid-19 nos despertou sobre os benefícios do uso de máscara, descartável ou de tecido, para as atividades usuais na rua, como fazer compras.

Da mesma forma que ela protege quando as pessoas manuseiam algo empoeirado, ela também protege no dia a dia contra os alérgenos e microrganismos que ficam suspensos no ar.

Assim, adotar esse uso como hábito, mesmo depois da pandemia, também pode ajudar na prevenção das alergias e infecções respiratórias. Se a secreção incomodar, é possível retirar por alguns minutos a máscara — desde que se dirija a um ambiente mais distante de outras pessoas e possíveis agentes patogênicos.

Quando ir ao médico

A falta de ar é o principal alerta que indica a necessidade de procurar um médico. Febre alta e secreção, caso passe de 3 dias, também sinaliza que é o momento de ir a uma instituição de saúde.

Enfim, como tratar sinusite é uma preocupação predominantemente médica. O papel da população, em geral, é o de prevenir essa doença respiratória —  tanto por meio da eliminação de riscos ambientais quanto pelo estímulo do sistema imune.

Este conteúdo ajudou? Também compartilhamos dicas úteis no nosso Instagram e no Facebook, não deixe de nos seguir nessas redes também!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Pular para o conteúdo