A congestão nasal nada mais é do que um sintoma pontual, bem localizado no nariz, mas que pode prejudicar de forma significativa as nossas atividades diárias.
A dificuldade de respirar causa cansaço, fora o agravo da ardência nas narinas e outros incômodos que costumam vir com os resfriados e as alergias.
Mas, neste artigo, você verá como evitar esse incômodo e 6 maneiras de aliviá-lo. Boa leitura.
O que é congestão nasal?
Normalmente, a congestão nasal é a sensação provocada pelo inchaço da mucosa do nariz. Esse edema vem de um processo inflamatório nos vasos sanguíneos, que prejudica a circulação do sangue, gera acúmulo de líquido e incha a região.
Para muitas pessoas, o nariz entupido é passageiro. Para outras, pode ser um sintoma de uma doença respiratória.
As principais causas desse desconforto são os resfriados, as alergias e as gripes.
No entanto, estresse, rinite crônica, desvio do septo, entre outros, são fatores de risco que contribuem também para o surgimento desse problema.
Como prevenir a sensação de nariz entupido?
Primeiro de tudo, é prudente cuidar do próprio sistema imunológico — inclusive nas outras estações do ano, não só no outono e no inverno.
Tente manter uma alimentação equilibrada, dormir bem e tomar muita água. Especialmente se você mora em um local com muita poluição, a hidratação terá papel ainda mais importante na umidificação do nariz, que trabalha 24h para limpar e umidificar o ar respirado.
Em segundo lugar, cuide dos ambientes nos quais você passa mais tempo. Deixe a casa sempre arejada, evitando cobertores e bichos de pelúcia, e aplique os mesmos cuidados no seu local de trabalho.
O que fazer para aliviar a congestão nasal?
A congestão nasal não tratada pode levar à:
- respiração bucal, para compensar o déficit na respiração;
- mau hálito, pois a respiração bucal deixa a boca seca e favorece a proliferação de bactérias;
- cansaço, já que o pulmão não é ventilado adequadamente.
Por isso, ao sentir o nariz entupido, busque seguir estas recomendações:
Faça lavagens nasais diárias
Faça uma lavagem em cada narina com a ajuda de uma seringa e de soro fisiológico a 0,9%. Em adultos, o volume necessário é, normalmente, de 10 a 20 mL. Em crianças, 5 mL já bastam.
O ideal é empurrar o líquido até que ele saia pela outra narina e vice-versa. Mas se você não conseguir realizar a técnica completamente, não tem problema. Mesmo que o soro escorra da mesma narina ou você o engula, a mucosa nasal será higienizada e você sentirá uma melhora considerável.
Aplique compressas quentes no nariz
Molhe um pano ou toalha com água morna e coloque sobre o nariz por, aproximadamente, 15 minutos. A compressa alivia o desconforto e pode ser usada por até 3 vezes ao dia.
Dê preferência por alimentos que combatem o sintoma
Grãos e sementes contêm substâncias chamadas flavonóides, que são emolientes, ou seja, amolecem as mucosas. Então acrescente alimentos, como chia e linhaça, para que o nariz fique mais permeável e a sua respiração melhore.
Alho e cebola são também alimentos estratégicos para a congestão nasal, pois contêm alicina, que auxilia na diluição do muco e reduz a inflamação.
Consuma bebidas quentes
Além de dar uma aquecida no tempo frio, o vapor das bebidas quentes pode aliviar as vias aéreas e reduzir o muco. Priorize bebidas mais saudáveis, como chás.
Evite a automedicação
Gotas e sprays nasais não prescritos por um médico e usados por cerca de 5 dias causam efeito rebote e rinite química — piorando a congestão nasal. Além disso, eles podem levar a complicações como doenças cardíacas, glaucoma e perfuração do septo.
Procure um médico
Se essas medidas de alívio não resolverem, a melhor solução é buscar atendimento médico.
Além disso, dificilmente a congestão nasal vem isolada. Se você tiver febre e dores no corpo, por exemplo, é sinal provável de alguma doença que deve ser diagnosticada e tratada.
Quase todo mundo sabe o que é congestão nasal na prática. Mas o importante é prevenir esse sintoma com bons hábitos de vida e se cuidar com medidas de alívio seguras e eficazes.
Se você sofre de congestão nasal, marque uma consulta com um dos nossos profissionais e resolva de uma vez esse problema.
Deixe uma resposta