Problemas de saúde causados pelo desvio de septo nasal

Problemas de saúde causados pelo desvio de septo nasal

Provavelmente, você conhece pelo menos uma pessoa que sempre está com sinusite. Pode ser que ela tenha desvio de septo nasal, sabia?

O septo nasal é uma estrutura que divide as narinas. Se ele não estiver bem no centro, uma cavidade será maior que a outra. A menor receberá menos ar, dificultando a respiração, e acumulará secreção mais facilmente — por isso a sinusite crônica.

Saiba o que é esse problema e por que ele prejudica a saúde. 

O que é desvio de septo nasal

O septo é uma cartilagem que faz parte da anatomia normal do nariz. Idealmente, deve estar localizado bem no meio, dividindo as narinas em dois espaços de mesmo tamanho. Porém, em algumas pessoas, ele se encontra desviado por dois motivos diferentes:

  • Causa congênita

O desvio acontece durante o desenvolvimento fetal ou por traumas no parto.

  • Causa traumática

Pode acontecer em uma criança que levou uma bolada no rosto ao brincar, um adulto que recebeu um golpe no nariz etc. 

Desvio de septo nasal: principais consequências para a saúde

Em algumas pessoas, o desvio de septo nasal causa um leve incômodo estético. Mas, praticamente em todas, desencadeia os seguintes sintomas:

  • Dificuldade de respirar, tanto em repouso quanto na atividade física;
  • Dores de cabeça e na face;
  • Sangramento nasal;
  • Formação de crostas dentro do nariz;
  • Congestão nasal frequente;
  • Respiração ruidosa ao dormir.

Em consequência desses incômodos, pessoas com desvio de septo podem desenvolver outras complicações.

Sinusite crônica

É a inflamação do tecido interno das cavidades ósseas ao redor dos olhos, nariz e maçãs do rosto por mais de 3 meses. Os pacientes têm bastante dores de cabeça, tosse, mau hábito e outros sintomas.

Se a sinusite ocorre pelo desvio de septo, o indicado é a septoplastia. Porém, se não há desvio significativo, o tratamento deve abrir e drenar os seios paranasais — que é o caso de outra cirurgia, a sinusectomia. 

Rinite crônica

É uma inflamação, também do tecido, porém mais restrita à área do nariz. A rinite é considerada crônica quando dura pelo menos 3 meses consecutivos, igualmente à sinusite crônica. Normalmente a causa é algum alérgeno, mas o desvio de septo também pode desencadear esse tipo de rinite.

No caso de não haver desvio, o otorrinolaringologista deverá estudar a possibilidade de cirurgia dos cornetos ou turbinectomia.

Respiração oral

A causa principal da respiração pela boca é justamente o quadro de rinite crônica, seguido pelo aumento das amígdalas e/ou tonsilas e desvio de septo nasal. Essa complicação afeta, especialmente, crianças entre 8 e 10 anos.

Roncos 

Apesar de a principal causa dos roncos ser a obesidade, tanto em adultos quanto em crianças, o desvio também pode favorecer o seu surgimento. O paciente com desvio de septo nasal não respira bem, nem mesmo ao dormir, por isso ele ronca e respira pela boca — o que causa mais um problema, a dor de garganta.

Como funciona o tratamento para desvio de septo

O acompanhamento com um otorrinolaringologista possibilita ao paciente ter uma maior qualidade de vida. Aconselha-se o uso dos descongestionantes e outros medicamentos que ajudam na permeabilidade nasal, isto é, para reduzir a secreção retida. 

Também se encoraja as lavagens do nariz com soro para aliviar a congestão nasal.

Quem não responde bem a esse tratamento conservador, ou seja, os sintomas ainda incomodam e/ou geram complicações, indica-se a septoplastia (cirurgia de correção do desvio do septo).

Depois de realizados alguns exames pré-operatórios, a cirurgia é realizada de forma relativamente simples: o cirurgião realiza uma pequena incisão para alinhar o septo, sob anestesia, fecha a estrutura com pontos absorvíveis e finaliza o procedimento — em 30 a 90 minutos.

Depois disso, o paciente é conduzido para uma sala de recuperação e, no mesmo dia, é liberado para a sua casa.

Só quem tem desvio de septo nasal sabe as complicações e impactos na qualidade de vida. Nunca respirar plenamente, conviver com rinite ou sinusite e ter dores de cabeça são as queixas que a maioria das pessoas relatam. Por isso, é importante buscar atendimento médico para resolver esse problema de uma vez por todas.

O que você achou do conteúdo? Marque o seu atendimento em uma unidade Oto Grupo e melhore a sua qualidade de vida!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Pular para o conteúdo